terça-feira, 21 de junho de 2011

Peniel


É preciso passar pelo Peniel de Deus!!! 
Peniel é um vale... Um lugar especial. Foi ali que Jacó viu Deus face a face, e teve a sua vida transformada e salva.
Depois de Peniel ele não era mais Jacó – O usurpador. Agora se chamava Israel – Pois como príncipe lutou com Deus e com os homens e prevaleceu.
Peniel é um lugar de guerra, de acertos de contas e de transformação. Foi naquele lugar que Jacó sentiu a dor na articulação da coxa, deslocada no confronto com Deus. Dali saiu manquejando, arrastando uma perna, numa dor insuportável, mas saiu integro.
Ali foi refeito pelo encontro com o Senhor.
O esperto, o negociante, o ágil Jacó sempre venceu seus opositores. Enquanto vinham com o milho, lá estava ele com o fubá pronto. O mundo é dos espertos, dizem. Mas e o céu, de quem será?
Em Peniel nossas negociatas não funcionam. Nesse encontro face a face com Deus, somos desarticulados, porque Ele conhece o nosso ponto fraco. Por essa razão Jacó pode atravessar Peniel ferido, mas abençoado.
O sol nasceu para ele, após uma interminável noite de lutas.
Como fujo de Peniel. Ali minha carne é ferida. As articulações da vaidade, do egoísmo, do egocentrismo, da prepotência são tocadas e desarticuladas. Peniel é ringue, é campo de batalha, onde Deus atinge o meu orgulho e meus vis interesses. Ele fere a pústula ( tumor )  putrefata, mal cheirosa, encoberta. Nessa luta Deus desnuda a ferida e toca profundamente. Dali eu saio machucado, manco, desarticulado... Por isso fujo de Peniel.
Mas como amo Peniel, ali minha alma é restaurada, é refeita. Minha vida se enche da presença de Deus. É um lugar de batalha e de luta, onde ser vencido é ser o vencedor.
Ali a vida se renova, ali, onde a ferida da carne se abre e a ferida da alma se fecha.
Em Peniel, as dores me conduzem a cura. Se Ele toca, sou curada. Se me escondo, evitando o encontro, sou consumido pouco a pouco, pelo câncer que se alastra. Destruo-me, sou desfigurado, já não sou quem eu era. E ali que Deus toca com carinho de Pai minha ferida aberta e me faz de novo. Renasce a fé, a esperança, a vida. Por isso eu amo Peniel.
Peniel é lugar de encontro com o Pai... Ali vejo Deus face a face. Por isso é lugar que não posso ir com os outros. É lugar de solidão. É lugar de silêncio. É onde me encontro comigo e com o Senhor. Em Peniel procuração não tem validade. Ninguém pode ir em meu nome. Meus pais, filhos, amigos, pastores, não respondem por mim. Em Peniel, declaração de bens não significa nada. Cursos, diplomas, currículos, extratos bancários, bens, posses, nada vale.
Jacó fez passar a diante tudo o que pertencia, e ficou só. Por isso viu Deus. No encontro face a face com o Senhor somos despidos de tudo o que decora nossa existência. O que para os homens é referencia de significação social, para Deus, quase sempre não passa de vaidade, é fuga. Em Peniel nos encontramos a sós. Ali estamos nus. Ali somos verdadeiramente quem somos. Pois Deus nos visita !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário